?>

Perfil

Alex Fraga é professor de Biologia desde 2001, atuando em escolas da rede particular e em cursinhos pré-vestibulares. Desde abril de 2014, atua também como professor na rede municipal de ensino.

Natural de Porto Alegre, o Prof. Alex Fraga é nascido e criado na Zona Sul da cidade, tendo passado a maior parte da vida no bairro Vila Nova. Atualmente reside no bairro Aberta dos Morros. Estudou no Colégio Marista Assunção, no bairro Glória, onde presidiu o Grêmio Estudantil, e se formou em Biologia pela UFRGS no ano 2000 – tendo integrado a gestão do Diretório Acadêmico durante praticamente toda a licenciatura.

Como professor, Alex Fraga já trabalhou nos colégios Marista Ipanema, Americano, Concórdia, Leonardo da Vinci Alfa, Farroupilha e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro. Ele também atuou em vários cursinhos pré-vestibulares e atualmente coordena o cursinho popular Emancipa-RS.

Eleito como primeiro suplente da bancada do PSOL em 2012, o Prof. Alex Fraga já havia assumido temporariamente o mandato por três ocasiões. Em 2015, após a eleição de Pedro Ruas (PSOL) a deputado estadual, Alex assumiu como vereador titular de Porto Alegre para cumprir o mandato até o final de 2016. Novamente candidato a vereador pelo PSOL naquele ano, elegeu-se com 3.710 votos.

Com um mandato voltado para a Educação e o Meio Ambiente, o Prof. Alex Fraga fiscaliza de perto a situação das escolas municipais, cobrando melhores condições de trabalho e ensino. Em 2015, criou e presidiu a Frente Parlamentar Contra a Violência nas Escolas, que realizou uma pesquisa junto a professores e, em visitas, entrevistas e audiências públicas, traçou um raio-X da violência em ambiente escolar, gerando um relatório que propôs ao poder público diversos encaminhamentos de enfrentamento a esse problema que aflige professores e estudantes.

Desde 2017, o mandato do Prof. Alex Fraga está na linha de frente, junto de colegas vereadores e do movimento de trabalhadores, na resistência ao programa de precarização da educação pública no município de Porto Alegre. O vereador, seja na tribuna da Câmara, seja na articulação com outros gabinetes, seja na interlocução com a prefeitura, a imprensa e a comunidade, tem denunciado e combatido políticas prejudiciais ao bem comum e ao bom funcionamento das unidades de ensino.

Em 2018, o mandato visitou todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal de Porto Alegre para colher dados sobre relações de trabalho, problemas estruturais e pedagógicos, o que resultou em um relatório que evidencia a precarização das escolas. Apresentado à prefeitura, à imprensa e ao Ministério Público, o documento já provocou a ação do MP para exigir que a mantenedora resolvesse problemas graves que colocavam em risco a integridade física de alunos e trabalhadores das escolas.

Entre em contato com a equipe de campanha:

Celular/Whatsapp:  (51) 99631.1926

Email:  professoralexfraga@gmail.com

Facebook: facebook.com/profalexfraga

Mais noticias

Prof Alex Fraga - (51) 3220- 4299 / 4300 / 4301 Avenida Loureiro da Silva, 255